domingo, 13 de novembro de 2011

4ª Lista de exercícios de Língua Portuguesa - Prova Brasil

DESCRITOR 13
1. leia a lenda abaixo e responda ao que é pedido:
Irapuru*, o canto que encanta

           Certo jovem, não muito belo, era admirado e desejado por todas as moças de sua tribo por tocar flauta maravilhosamente bem. Deram-lhe, então, o nome de Catuboré, flauta encantada. Entre elas, a bela Mainá conseguiu o seu amor; casar-se-iam durante a primavera.
            Certo dia, já próximo do grande dia, Catuboré foi à pesca e de lá não mais voltou.
            Saindo a tribo inteira à sua procura, encontraram-no sem vida, à sombra de uma árvore, mordido por uma cobra venenosa. Sepultaram-no no próprio local. Mainá, desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande perda. A alma de Catuboré, sentindo o sofrimento de sua noiva, lamentava-se profundamente pelo seu infortúnio. Não podendo encontrar paz, pediu ajuda ao deus Tupã. Este, então, transformou a alma do jovem no pássaro Irapuru, que, mesmo com escassa beleza, possui um canto maravilhoso, semelhante ao som da flauta, para alegrar a alma de Mainá.
             O cantar do Irapuru ainda hoje contagia com seu amor os outros pássaros e todos os seres da natureza.
Waldemar de Andrade e Silva. Lendas e mitos dos índios brasileiros. São Paulo, FTO, 1997.

* Irapuru = pássaro

As palavras destacadas pertencem ao vocabulário de origem:
a) italiana            b) portuguesa                c) africana              d) indígena.

DESCRITOR 13
2. Leia a música abaixo e responda à questão:


DESCRITOR 13
3. Leia a música abaixo e responda à questão

Pressa

Só tenho tempo pras manchetes no metrô
E o que acontece na novela alguém me conta no corredor
Escolho os filmes que eu não vejo no elevador

Pelas estrelas que eu encontro na crítica do leitor
Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa mas nada tanto assim
Eu me concentro em apostilas, coisa tão normal
Leio os roteiros de viagem enquanto rola o comercial
Conheço quase o mundo inteiro por cartão-postal
Eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal
Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa mas nada tanto assim
Bruno & Leoni Fortunato. Greatest Hits’80. WEA.

Identifica-se termo da linguagem informal em:
a) “Leio os roteiros de viagem enquanto rola o comercial.”
b) “Conheço quase o mundo inteiro por cartão postal!”
c) “Eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal.”
d) “Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa mas nada tanto assim.” 

DESCRITOR 13
4. Leia a canção abaixo e responda à questão

Saudosa maloca

Si o senhor não tá lembrado
Dá licença de contar
Que ali onde agora está
Esse adifício arto
Era uma casa véia
Um palacete assobradado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca
Mai, um dia nóis nem pode se alembrá
Veio os home com as ferramenta
E o dono mandô derrubá
Peguemos todas nossas coisas
E fumos pro meio da rua
Apreciá a demolição
Que tristeza que nóis sentia
Cada táuba que caía
Dóia no coração
Adoniran Barbosa

Nos versos selecionados a seguir, os que têm o modo de falar formal são:
a) “Dóia no coração” e “Este adíficio arto”.
b) “Era uma casa veia” e “Veio os home com as ferramenta”.
c) “Construímos nossa maloca” e “O dono mandou derrubar”.
d) “Cada táuba que caia” e “Que tristeza que nóis sentia”.


Nenhum comentário: